Afinal, o que difere um motor de um gerador elétrico? Será que podemos classificar como equipamentos similares, capazes de desempenhar a mesma função? Ou são equipamentos distintos?
Tais como estas, muitas outras dúvidas povoam a nossa mente quando nos deparamos com dois equipamentos tão parecidos, como o motor e o gerador elétrico, concorda? E isso é super normal, considerando a relação de semelhança entre as suas funcionalidades. Contudo, saiba que existem diferenças entre eles e você vai perceber isso ao longo deste texto, a começar pela definição de ambos e a utilização.
Conceituação de motores e geradores elétricos e suas utilizações
Talvez as primeiras diferenças se deem em razão do conceito que a literatura atribui ao motor e ao gerador elétrico, assim como também as suas utilizações.
Um motor elétrico, de acordo com Guimarães Rodrigues, engenheira mecânica e professora da Universidade de Rio Verde, pode ser definido como uma máquina designada a realizar a transformação de energia elétrica em mecânica.
Um motor elétrico encontra-se presente em objetos como ventiladores, automóveis, eletrodomésticos em geral, etc.
Já o gerador elétrico, segundo a pesquisadora, pode ser conceituado como um equipamento que é utilizado para converter a energia mecânica ou química em outra forma de energia, sendo a mais popular a elétrica.
Geralmente, um gerador de energia é utilizado em indústrias, escolas, estabelecimentos comerciais como mercados, etc., para suprir a demanda de eletricidade.
Mas, fora os seus conceitos e suas utilidades, o que mais distingue um motor de um gerador elétrico?
Geração de energia pelo motor e pelo gerador elétrico
Outro elemento que os distingue é como cada um gera energia, cada qual possuindo suas particularidades, vejamos:
Gerador elétrico
Como dissemos, os geradores de energia apresentam como maior característica a conversão de energia mecânica em elétrica. Mas como isso ocorre?
Então, de acordo com os especialistas, sustentado na indução eletromagnética, funciona convertendo a energia mecânica presente na rotação do eixo em intensidade com um campo magnético produzido por um imã que passa a girar. Nesse caso, a corrente elétrica é gerada com o movimento do ímã.
Motor elétrico
O motor elétrico é um equipamento que funciona com corrente alternada ou contínua (CC e CA) e que, como dissemos, converte energia elétrica em energia mecânica.
Saiba que todo motor se sustenta no fenômeno do magnetismo, produzindo uma força física que move os objetos. Indo um pouco mais além, para gerar energia mecânica, basicamente, o motor elétrico segue os seguintes passos:
— Composto por um rotor e um estator, este último resguarda um campo magnético criado por dois imãs e, após isso, a eletricidade é conduzida até ao rotor;
— Quando a eletricidade chega ao rotor é gerada uma força que faz girar as bobinas, fazendo com que um movimento rotativo seja iniciado, gerando com isso a força mecânica, fazendo mover, por exemplo, hélices de ventiladores, liquidificadores, etc.
Segundo João Freitas, professor de física e mestre pela Universidade de São Paulo, o motor tem um funcionamento de energia inverso ao de um gerador e isso pôde ser visualizado no esquema que apresentamos, especialmente com relação ao objetivo de cada equipamento.
O que achou deste texto? Gostaria de ler mais textos como esse? Então siga as nossas redes sociais e fique por dentro de artigos super interessantes.
O post Saiba o que difere um motor de um gerador elétrico apareceu primeiro em Luminus - Eficiência Energética.
Você também pode se interessar por



Inscreva-se em nossa newsletter
Contate-nos
Solicite cotação agora!
Preencha o formulário abaixo, nossa equipe entrará em contato.